novembro 23, 2004

Rumo a um Processo de Descentralização Concêntrico?

A Associação de Municípios do Distrito de Beja aprovou ontem, por unanimidade, a sua transformação em associação de fins específicos, pondo um ponto final à ilegalidade que, em acordo firmado num fim-de-samena no Funchal entre os representantes do Pattido Socialista e do Partido Social Democrata, a tinham unilateralmente conduzido. (ver Diário do Alentejo)
Estão agora, segundo creio, criadas as condições para se iniciar um dabate alargado sobre o que pretendemos, estrategicamente, fazer do nosso Alentejo.
Não conheço vias sem riscos, sem trabalho ou sem vontade, apenas sei que todos seremos poucos para traçar e caminhar por via muito estreita e sinuosa. Aos representantes políticos do Alentejo pede-se, mais do que nunca, que se focalizem nos seus representados, alheiando-se de "conluios" patéticos de obtençao do poder que poderão servir para um ou outro protaganismo efémero mas nunca para o desenvolvimento sustentado das nossas gentes.
O que está em causa? Apenas e só conseguirmos sentarmo-nos todos a pensar sobre nós, alentejanos! Quem se entretiver a esgrimir se no Alentejo deve haver uma ou duas ou 3 regiões consoante o interesse partidário poderá estar a atirar-nos para um caminho sem recuo e de destino mais do que incerto!
Não podemos esquecer o resultado do referendo sobre a regionalização no Alentejo - somos todos adeptos de sermos nós a traçar o nosso destino - tendo obrigação de não a cair na tentação de evoluir para o comodato da aplicação das Leis-Quadro ns. 10 e 11 de 13 de Maio de 2003, que nada descentralizam, apenas se propõem negociar, caso a caso, atribuições administrativas que aliviem o Orçamento de Estado.
Nós queremos autonomia, queremos ser uma região com competências a nível de decisão do nosso futuro e não bonecos animados nas mãos do poder central.
Neste sentido, peço a todos os representantes políticos regionais que contenham alguma ânsea de poder que possam eventualmente sentir, para se abrirem ao Alentejo e aos alentejanos.
A Federação do Baixo Alentejo do Partido Socialista tem agendada para hoje uma conferência de imprensa e, sendo provavelmente um vencedor esperado das próximas eleições autárquicas, recai sobre ele uma responsabilidade imensa - a de unir em vez de dividir o que não há!

3 Comentários:

às 11:45 da tarde, Blogger Carlos Araújo Alves escreveu...

De facto, Francisco, o Dr. Pita Ameixa vem desde há muito tempo a reivindicar a constituição de uma Comunidade Intermunipal para o Baixo Alentejo e Alentejo Litoral.
No entanto, após o desenlace de ontem na AMDB e pelo respeito que o Partido Socialista me merece, no seu todo, tenho esperança (ainda desconheço a o que foi dito na conferência de imprensa de hoje) de que agora se possa equacionar qual será, em substância, o melhor caminho a percorrer.
É um momento único:
1 - sem uma regionalização que nos dê poder de decidirmos o nosso futuro, será difícil que alguém o faça por nós;
2 - se nos dividirmos, se viramos costas a Évora pela tentação de impor Beja como capital de nada, não teremos a dimensão crítica necessária para fazer o que quer que seja.

 
às 12:04 da manhã, Blogger Piotr Kropotkine escreveu...

Ora eu destas coisas confesso que sou um profundo ignorante. Mas a mim parece-me curioso que tudo gire à volta de quem protagoniza. Do peso espec´fico desta cidade versus aquela.

É que nunca se viu tanto protagosnista. Mas já agora qual é a peça que vai à cena? É que de facto no Alentejo, como de resto noutros sítios, não há mingua de protagonistas....o que há é assinalável escassez de estratégias para serem protagonizadas.... a mim tudo isto me parece de facto patético....

 
às 12:11 da manhã, Blogger Carlos Araújo Alves escreveu...

"Escassez de estratégias diante da fartura de protagonistas"!
Ora agora disseste tudo, Piotr!

 

Enviar um comentário

<< Home