novembro 06, 2004

Outra piquena nota...

Tenho reparado que para a maioria dos meus conterrâneos, a teleologia parece continuar a ser...entrar anónimo na vida, não levantar ondas pelo caminho e, abandonar este vale de lágrimas incógnito.

Não obstante, para alguns outros, reparo que a sede de pequeniníssimos protagonismos parece afectá-los como uma virose...não quero acreditar, contudo, que, a insuportável pequenez da sistemática utilização, sem imaginação, da falácia ad hominen, que tenho registado em publicações e crónicas dos poucos orgãos de comunicação deste Alentejo, que entretanto comecei a ler com avidez, traduza uma táctica para dissimular uma conivência medíocre, um compadrio silencioso e cumplíce. Como é sugerido por alguns companheiros da Torre. Que falam de silêncios insuportáveis sobre falhanços empresariais incompreensíveis, ou falam de misteriosas reuniões de conluio em ilhas de jardins.

Quem sabe a humidade acumulada em tantos quartos de sentinela já lhes afecte o cérebro. Eles, os meus companheiros de Torre, tem uma vantagem e um desvantagem sobre mim. É que eles vivem aqui. Portanto, participaram e participam na comunidade. Eu não. Eu sou como tantos que partiram levados pelos pais em fuga. Fuga de várias coisas que agora se torna supérfulo alinhavar. Os meus companheiros sabem. Eu não. Assim sendo, eles talvez sejam mais cínicos do que eu, quem sabe, desiludidos pela claustrofobia que se apanha em ambientes de debates viciados e inúteis. Pelo desencanto de quem já fez obra ou tentou fazer sem curar de cobrar louros efémeros nem de ficar na fotografia.....Por isso eles criaram este blogue e tiveram a amabilidade de me convidar...

A minha vantagem talvez seja mesmo da distância e da doce ignorância àcerca dos actores amadores de uma peça com argumento canhestro e de cenografia muito pobre...

1 Comentários:

às 12:08 da tarde, Blogger Carlos Araújo Alves escreveu...

Não te convidamos, Piotr, sentimos que o caldo de alentejano da "diáspora" com a experiência e conhecimento que acumulaste faz com que tenhas um olhar diferente que muito poderá enriquecer o Alentejo, a final o que pretendemos.

 

Enviar um comentário

<< Home