outubro 16, 2005

Autárquicas 2006

"Nova corrida, nova viagem."
Era assim que nas feiras se anunciava cada uma das viagens que os putos se preparavam ansiosamente por cumprir. Os seus olhos gulosos fixavam-se numa, a seus olhos, imensa e disforme parafrenália ondulante de zebras, girafas, bicicletas, taças...
Quantas mesadas se esfumaram no meio de alucinantes e aventurosas viagens, tantas vezes salpicadas de enjoos, agradecidas com uma festa no dorso de um cavalito castanho de olhar fixo e pelagem a exigir nova pintura?
Na semana passada o carossel voltou cumprir-se.
Em vez de cavalitos, candidatos. A parafrenália saltou dos eixos e, vestida de cartazes montados sobre automóveis, cavalgando canções batidas e sinfias repetidas, invadiu todos os lugarejos, aldeias, vila e cidades deste Portugal.
Da passagem de toda esta agitação restou uma democrática e suja paisagem visual de onde não sobressaem nem as ideias, nem os vencidos. Lixo.
No Baixo Alentejo, acabadas as voltas, terminado o carrossel e feitas as contas, uma evidência: o poder mudou de mãos.
De um modo global ficou evidente que, quatro anos depois da aparentemente irreversível caminhada do PS para a conquista total do poder na Planície, o PCP retomou aqui o protagonismo perdido.
Mas surgiram também outras realidades interessantes:
Em Alvito uma lista de independentes conseguiu vencer as eleições e retirar esta Câmara aos partidos políticos.
Em Ourique o PSD não conseguiu que o seu candidato evitasse a perda desta autarquia para o Partido Socialista, mantendo apenas a presidência da Câmara de Almodôvar. Curiosa esta situação: Almodôvar, tradicionalmente uma autarquia socialista, é dirigida por autarcas propostos pelo PSD enquanto que o baluarte social-democrata do Baixo Alentejo se rende a um candidato socialista. Mais curioso ainda: Uma e outra câmara mudaram de mãos após o final, mais ou menos atribulado, da gestão de dirigentes regionais destes partidos - António Saleiro, em Almodôvar (há 4 anos) e Raúl do Santos, em Ourique, há uma semana. Algo que num país normal levantaria muitas questões...
A vitória do PCP nestas autárquicas 'planicianas' não vai trazer nada de novo. Mas isso não é necessáriamente mau... Afinal, a ComUrb do BAAL, tão querida aos socialistas e tão 'injustificadamente justificada', não será uma realidade nestes 4 anos que se vão seguir. Não é credível que os Socialistas criem uma entidade, qualquer que seja, para a colocar no colo do PCP. (Refira-se que dos quatro concelhos alentejanos do Distrito de Setúbal, os dois mais populosos -Sines e Santiago do Cacém- continuam nas mãos do PCP).
Não é credível sequer que, tendo as Autárquicas nacionais em atenção, a Regionalização avance...
O Diário do Alentejo deverá mudar de rumo e, muito provavelmente, o jornalista António José de Brito deverá reequacionar o seu futuro profissional.
A Região de Turismo voltará a mudar de mãos. Esta, de qualquer forma, é uma instituição que tem feito mais pela cultura, pelo desporto, pelo Despertar(!), pelas pescarias de grupos de amigos e pelos jogos de solteiros e casados do que pelo turismo.
Em suma: o golfe, modalidade tão querida ao Diário do Alentejo e à Região de Turismo, na Planície, terá que esperar...
Outra evidência: ainda não será desta que a Planície encontrará o caminho do desenvolvimento, mas que vai ser uma região reivindicativa... ah, isso vai.
Segura ao eixo de sempre a Planície prepara-se para uma nova corrida, uma nova viagem... até ao ponto de partida. Até ao mais do mesmo?


Resultados no Distrito de Beja:
(Concelhos; Força política vencedora; vereadores eleitos pela força vencedora/nº total de vereadores da câmara - nome do presidente eleito)

ALJUSTREL ; PCP-PEV; 3/5 - António J G Soares Godinho
ALMODÔVAR;PPD/PSD; 3/5 - António J M Rosário Sebastião
ALVITO; Independentes; 2/5 - João P A Lança Trindade
BARRANCOS; PCP-PEV; 3/5 - António Pica Tereno
BEJA; PCP-PEV; 3/7 - Francisco Cruz Santos
CASTRO VERDE; PCP-PEV; 4/5 - Fernando Sousa Caeiros
CUBA; PS; 3/5 - Francisco A Galinha Orelha
FERREIRA DO ALENTEJO; PS; 3/5 - Aníbal S R Coelho Costa
MÉRTOLA; PS; 3/5 - Jorge Pulido Valente
MOURA; PCP-PEV; 4/7 - José M P Pós Mina
ODEMIRA; PS; 4/7 - António M Camilo Coelho
OURIQUE; PS; 3/5 - Pedro N R Prazeres Carmo
SERPA; PCP-PEV; 4/7 - João M Rocha Silva
VIDIGUEIRA; PCP-PEV; 3/5 - Manuel L Rosa Narra

3 Comentários:

às 2:06 da manhã, Blogger Lumife escreveu...

Visita o blog "BEJA" http://bxalentejo.blogspot.com e lê a carta que transcrevi:

Que fizeram dos nossos sonhos, Manuel ?

Obrigado

 
às 2:47 da tarde, Anonymous Anónimo escreveu...

Where did you find it? Interesting read »

 
às 8:43 da tarde, Anonymous Anónimo escreveu...

Very cool design! Useful information. Go on! » »

 

Enviar um comentário

<< Home